Ephraim Marques Machado

(Diretor – Presidente)
    1956 – Cultura AM
1983 – Caiuá FM
A história da Caiuá FM, se confunde com a própria história da região do Caiuá, onde seu povo demonstrou muita garra para transformar essa região em milhares de pés de cafeeiros nos anos 50. A Caiuá FM, também nasceu da garra do rádiodifusor EphraimMarques Machado, que no ano de 1949 a 1950, instalou em Paranavaí um serviço de alto falantes, denominado Rede Projetores Voz Democrática, sendo o primeiro serviço de comunicação social de massa, voltado para atender a população dentro do aspecto comercial. No ano de 1956, o rádiodifusor colocou no ar a Rádio Cultura Norte Paranaense Ltda, no sistema de amplitude modulada (AM). Em 1980,iniciou-se o processo de estudo para a implantação de uma rádio moderna em Paranavaí e deveria ser em Frequência Modulada (FM). Na época era um verdadeiro sonho, pois não existia em nossa região sequer um aparelho de rádio em FM, e estaria a rádio FM de Paranavaí entre oito e dez emissoras de FM autorizadas em todo Paraná, e provavelmente a terceira na Região Norte Paranaense. A Radio Caiuá FM foi ao ar exatamente as 16:35 horas do dia 25 de agosto de 1983 na frequência de 94,1 Mhz em estéreo de alta qualidade. A escolha do nome Caiuá, foi em homenagem a região do Arenito Caiuá que acolheu os seus primeiros pioneiros no desbravamento de suas terras sendo esses nortistas e sulistas, que para cá vieram em busca de dias melhores para suas famílias, aqui lutaram e venceram todos os obstáculos da própria natureza, sem estradas, escolas, hospitais, energia elétrica, alimentação, comunicação com seus familiares, e qualquer outro tipo de assistência social. Hoje temos orgulho de informar nossos radio ouvintes que a Rádio Caiuá teve uma grande mudança nas condições técnicas, que nasceu pequena e hoje uma das maiores da Região Noroeste do Paraná.
O primeiro sistema irradiante da Caiuá FM, foi instalado em uma torre de 50 metros de altura operando com 4 elementos, em classe A4 na frequência de 94,1 Mhz e potência de 10 Kw-ERP.
Em 2014 foi autorizada a mudança para classe A2 e o novo sistema irradiante da Caiuá FM, foi instalado em uma nova torre de 100 metros de altura, possuindo um sistema irradiante com 8 elementos e que opera em classe A2 na frequência de 103,5 Mhz com um transmissor HD Digital de 50 Kw-ERP, para maior cobertura na região Noroeste do Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Estado de São Paulo.
 







Anunciantes